keep it fresh logo
fresh menu leftfresh menu right
fresh photo

Breves

Facebook do AEGX

aegx_facebook

Blogspot | Facebook | Instagram |Twitter



PDF

.

.marca3  Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) desenvolve a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, sendo três os domínios considerados para a sua intervenção:

    • O apoio psicopedagógico a alunos e a professores;
    • O apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa
    • A orientação escolar e profissional

Atribuições

  1. Colaborar com a comunidade educativa prestando apoio psicopedagógico às atividades educativas, identificando as causas do insucesso escolar e propor medidas tendentes à sua eliminação.
  2. Articular em colaboração com os órgãos de gestão da escola e com outros serviços especializados, nomeadamente das áreas de saúde e da segurança social, de modo a contribuir para o correto diagnóstico e avaliação sócio-médica-educativa dos alunos e planear medidas de intervenção.
  3. Apoiar alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida.
  4. Planear e executar atividades de orientação escolar e profissional através de programas e ações de aconselhamento a nível individual e de grupo.
  5. Colaborar com outros serviços, nomeadamente no apoio à celebração de protocolos, tendo em vista a organização de informação e orientação profissional.
  6. Desenvolver ações de informação e sensibilização dos pais e da comunidade em geral no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais envolvem.

Equipa Técnica

  • Psicóloga contratada

Onde Estamos

  • Sala 29

Destinatários

Podem aceder ao Serviço de Psicologia e Orientação alunos, pais e encarregados de educação, diretores de turma, professores e pessoal não docente.

Horário de Atendimento

O Horário de atendimento encontra-se afixado na porta do SPO.


Autonomia Técnico - Científica

A psicóloga que integra o SPO dispõe de autonomia técnica e científica. Depende do órgão de direção da escola, sem prejuízo da sua autonomia técnica e do respeito pela sua deontologia profissional.

Ética e Deontologia

A psicóloga do SPO respeita, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adotadas pelo Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, nomeadamente, na manutenção da privacidade e confidencialidade dos alunos e das suas famílias, o respeito pelas decisões e os direitos e legítimos interesses da pessoa, neste caso particular, alunos e encarregados de educação.

O que tem o SPO para oferecer aos seus alunos?

  • Consulta Psicológica Individual:
    1. Avaliação Psicológica
    2. Apoio Psicopedagógico
    3. Acompanhamento Psicológico
    4. Encaminhamento

Avaliar o desenvolvimento cognitivo e sócio - emocional dos alunos e acompanhar os mesmos, ajudando-os a superar as dificuldades psicossociais, emocionais e psico-pedagógicas.

Desenvolver as potencialidades dos alunos e promover o sentimento de confiança e crença nas suas competências académicas e pessoais.

No caso de os alunos apresentarem dificuldades de aprendizagem que não justifiquem a aplicação de medidas educativas previstas no Decreto-Lei n.º 03/2008, de 7 de Janeiro, serão encaminhados para o SPO, caso haja horário disponível e/ou para o apoio pedagógico acrescido, onde receberão as respostas educativas adequadas.

  • Colaboração com o Núcleo de Educação Especial

A psicóloga avalia e presta apoio psicopedagógico direto e/ou indireto aos alunos com necessidades educativas especiais; aplica os procedimentos segundo a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade), no sentido de serem implementadas medidas previstas no Decreto-Lei n.º 03/2008, de 7 de Janeiro.

  • Orientação Vocacional

As atividades desenvolvidas envolverão os alunos do 9ºano num regime de intervenção com as turmas, sessões de grupo e/ou entrevistas individuais. Pretende-se fomentar a exploração e o investimento vocacional através do conhecimento de si próprio (dos seus interesses, aptidões, valores e atitudes) e do conhecimento do mundo ocupacional (opções escolares e mundo profissional) com vista a uma tomada de decisão vocacional segura e responsável.

  • Consulta Psicológica Vocacional

Apoiar individualmente ou em pequeno grupo, no âmbito da Orientação Vocacional, os alunos do 9ºano que continuam a evidenciar problemas de indecisão vocacional após o processo desenvolvido em contexto de grupo – turma.

  • Articulação com outros técnicos, serviços e instituições

Adequam medidas de intervenção ajustadas à problemática diagnosticada e encaminham os casos em que se considera necessário um tipo de resposta específica com a finalidade de minimizar as dificuldades despistadas em consulta psicológica ou referenciadas pelos docentes. Promovem o desenvolvimento de um trabalho de cooperação e articulação efetivo com encarregados de educação, família próxima e/ou outra rede social de apoio do aluno.

  • Promoção do conhecimento sobre problemáticas psico-pedagógicas específicas e outras

Através da divulgação de folhetos/brochuras informativas e/ou ações de sensibilização quando se considerar pertinente junto de alunos, professores, educadoras e encarregados de Educação


marca3 Documentos

arrow_medium_lower_right Introdução e Competências do SPO (Apresentação PowerPoint)

arrow_medium_lower_right Apoio Psicopedagógico: temas de psicologia interessantes para uso de professores e alunos  -  Métodos de Estudo (Apresentação PowerPoint)

arrow_medium_lower_right Processo de Encaminhamento: ficha de autorização e encaminhamento  -  Encaminhamento

arrow_medium_lower_right Cursos Ciêntifico-Humanisticos  (Apresentação PowerPoint)

.

.

.

Disciplina MOODLE do SPO

.

.

.

Actualizado em Quinta, 23 Outubro 2014 22:54
 


Produzido em Joomla!. Designed by: Free Joomla Template, siteground. Valid XHTML and CSS.